O ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, levantou dúvidas sobre a sustentabilidade da atual estratégia da empresa em relação aos jogos first-party. Segundo ele, deixar de lançar títulos no PC pode dificultar a recuperação dos altos investimentos feitos em produções AAA.
Durante participação em um evento, Yoshida refletiu sobre o aumento dos custos na indústria e destacou que, no passado, jogos com grandes orçamentos eram vistos como apostas mais seguras. No entanto, ele afirma que esse modelo pode não ser mais sustentável nos dias atuais.
O executivo explicou que levar jogos ao PC após um período de exclusividade ajudava a equilibrar as finanças, permitindo recuperar parte do investimento e reinvestir em novos projetos. Para ele, essa estratégia “fazia sentido” do ponto de vista de negócios.
Apesar disso, Yoshida também ponderou que lançar títulos simultaneamente em múltiplas plataformas pode não ser ideal para uma empresa focada em um ecossistema próprio como o PlayStation. Ainda assim, ele questiona como a companhia pretende manter o alto nível de investimento em jogos de grande orçamento sem essa fonte adicional de receita.
As declarações surgem em meio a rumores de que futuros títulos, como Ghost of Yotei e outros projetos importantes, devem permanecer exclusivos do PlayStation 5, sem previsão de lançamento para PC.
Trailer de gameplay Wolverine:

