Durante a Conferência de Primavera Gundam 2026, foi anunciado que o anime original de Mobile Suit Gundam receberá uma remasterização especial em comemoração ao seu 50º aniversário.
Criada por Yoshiyuki Tomino, a série estreou na televisão japonesa em 7 de abril de 1979, marcando o início de uma das franquias mais influentes da história dos animes. A nova versão remasterizada está prevista para chegar em 2029.
Como parte das celebrações, a franquia também ganhará diversas novidades ao longo dos próximos anos. Além disso, o dia 7 de abril foi oficialmente estabelecido como o “Dia de Gundam”.
Desde sua estreia, Gundam já ultrapassou a marca de 90 produções, expandindo-se muito além dos animes, com presença em colecionáveis, jogos, eventos e música.
Os famosos modelos Gunpla já somam mais de 800 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. No último ano fiscal, a franquia atingiu um novo recorde de receita, consolidando-se como a mais lucrativa da Bandai Namco.
