Há 2 anos, fiz um post sobre minha preferência por animes antigos e nele ressaltei os aspectos que me fazem ter preferência pelos clássicos.
Nesse tempo, decidi consumir tanto animes antigos quanto novos, e minha opinião não mudou, apesar de os animes atuais terem grandes obras como Orb: Sobre os Movimentos da Terra, Violet Evergarden e Haikyuu!!. Obras essas que serão lembradas por décadas, o que se tornou um fator raro atualmente, uma vez que o anime/mangá atual se tornou um produto de entretenimento momentâneo, tendo que atender a uma demanda de pessoas que buscam dopamina rápida principalmente a geração mais jovem, que se adaptou às redes sociais e aos reels de rolagem infinita.
Atualmente, estou assistindo Mobile Suit Gundam, um anime político, mas que o autor consegue simplificar de uma forma ótima, e isso justifica as 5 décadas de sucesso que a franquia carrega. Tudo o que citei no post, Gundam faz ao contrário: há uma progressão lenta e necessária para construir a trama de guerra e, em cada um dos personagens-chave, vemos o psicológico dos nossos heróis sendo abalado pelas escolhas que fazem para defender seu lado na batalha.
E esse anime tem tudo o que eu gosto: história boa e bem trabalhada, personagens carismáticos que sofrem com suas decisões, ótimas batalhas e uma trilha sonora incrível.
Se eu puder dar uma dica para o pessoal mais jovem que está começando a ver animes agora, priorizem os grandes clássicos como Yu Yu Hakusho, Dragon Ball, Hokuto no Ken, Ashita no Joe, Gundam, Sakura Card Captors e muitos outros dos anos 70 até os 90, pois são experiências únicas na vida e cada vez mais raras atualmente.
#MobileSuitGundam

